Home Iscos & Engodos Steamies (as "boilies" do seculo XXI)
Steamies (as "boilies" do seculo XXI) PDF Print E-mail
Written by Phil Rosa-Leeke   
Friday, 14 March 2008 15:27

Muitos já me preguntaram como é que se cozem boilies a vapor e assim pensei que talvez valesse a pena tentar explicar isso por escrito. Então aqui vai:


Em 1º lugar uma pequena lição de Inglês/Português. A palavara 'boilie' vem da palavara Inglesa 'boiled' que em Português é 'cozido' e foi dado aos primeiros iscos cozidos que alguns carpistas Brit‚nicos andaram a criar no inicio dos anos 70. Naquela altura foram criados com base em comida para gatos em lata misturados com farinha de trigo. Comparados com as boilies de hoje, não eram nada complicados, até eram coisas bastante simples e cada carpista tinha o seu método de faze-los. Agora, nos finais dos anos 70 as coisas começaram a mudar e a vida dos 'boilies' começou a tornar-se uma ciencia muito bem protegida. O resto, como eles dizem, faz parte da história.

Aos 'steamies' (a palavra vem da palavara Inglesa 'Steam' que em Português é 'Vapor'), temos logo de ver uma coisa, em comparação com os boilies, os steamies têm a tendência a ser muito superiores em qualidade. Não só na sua textura mas também no seu cheiro/sabor e, em torno, no seu comportamento na agua. Deixem-me explicar:

A Textura. Quando fazemos boilies em agua cria-se uma casca no proprio boilie. Quanto mais tempo na cozura mais dura e grossa fica essa casca, mas muitas das vezes o centro não fica assim muito duro, e às vezes fica até cr˙ no centro. Essa casca tambem nem sempre aguenta o processo de uma secagem e estalam. Com os steamies, a historia é diferente. Por causa de serem cozidos ao vapor essa 'casca' não é tão nótavél. Eles cozem mais uniformalmente e assim aguentam mais os rigores da secagem etc.

O Cheiro/Sabor. Talvez é aqui que as diferenças são mais nótaveis e se pensarmos um pouco, faz todo o sentido. Quando cozemos em agua, uma percentagem muito alta dos sabores sai para dentro da agua e assim as boilies perdem muito de que pusémos dentro delas. Agora como steamies, oi oi. Os sabores ficam 'entalados' dentro da propria bola. Elas ficam muito mais intensas. Até dá facilmente para diminuir a quantia dos sabores que colocamos normalmente nas boilies (isso em si pode ser uma grande ajuda quando pensamos que muitos dos sabores a venda por aÌ não são assim tão baratos) Para por isso à prova, sempre digo à pessoa com quem eu estou a falar sobre isso para fazer o seguinte. Na próxima vez que faças boilies, faz o mix como sempre fazes, mas depois coze métade em agua como normalmente fazes e coze a outra metade a vapor. Depois de 1 ou 2 horas vais ver a diferença! … realmente incrÌvel.

Ao comportamento. Bem, como deve calcular pelo que já leu em cima vai haver uma boa diferença entre boilies e steamies. E há! Eu vou simplesmente contar o que aconteceu numa ida para um lago com um amigo meu que tambem é carpista. Agora, este lindo lago tem nalguns sitios camadas de lodo do qual é talvez o mais mau cheiroso que eu já tive o azar de encontrar. Bem, montamos as nossas coisas como sempre e começamos pescar.

Eu, para ver realmente a diferença, tinha levado boilies e steamies do mesmo mix inicial. Assim não havia diferença nenhuma nos sabores/oleos e outas coisas postos nelas. Foram lançadas para a mesma area e deixei-as por 2 horas antes de tirar para ver como estavam. Bem, o boilie já estava começar a ter um ligeiro 'cheirinho' e notei que os sabores já estavam a diminuir. Agora com a steamie estava ainda tudo bem, saboroso e ainda sem sinal do tal lindo 'cheirinho' lodoso. Voltei a po-las de volta no mesmo sitio e 2 horas depois tirei-as do novo. Nessa altura. o boilie estava mesmo 50/50. Ainda tinha sinal dos sabores mas tambem o 'cheirinho' estava já tentar a ganhar, enquanto, as coisas com a steamie estavam quase iguais como 2 horas antes. Ainda estava bem carregado de sabores, mas o 'cheirinho' já estava a dizer 'olá'. Então voltei a po-las de novo no mesmo sitio, mas desta vez estiveram lá dentro por 6 horas.

'Agora sim vamos ver quem é que ganha.' foi o que pensei quando fui tira-las pela ultima vez. Eu fiquei parvo quando vi a diferença entra a boilie e a steamie. A boilie, (pobrezinha) tinha completamente perdido qualquer sinal dos sabores, só cheirava a lodo e cheirava mesmo mal. Até quando a parti em meio havia só um cheiro muito intenso do malvado lodo, não tinha havido hipótese. Agora quando peguei no steamie nem queria acreditar o meu nariz. Sim, havia o cheiro do lodo, mas não era assim tão mau como isso, mas o que me apanhou de supresa foi que ainda havia bastante sinal/cheiro dos sabores. Bem, o choque foi ainda mais quando cheguei a abrir o steamie. Não havia nenhum cheiro do lodo, só um cheiro bem forte dos sabores!

Conclusão: Boilies 0 - Steamies 1

Agora, não penses que para fazer steamies, é preciso ferramentas novas ou muito diferentes das que usamos quando estamos a fazer boilies. Tambem não pensem que são mais dificeis ou mais demorados para fazer.

As unicas diferenças realmente são as seguintes. A peça para ajudar a cozer a vapor e o tempo. Mais nada.

A tal peça de que estou a falar é para colocar as bolas no tacho para que podemos cozer a vapor. Algo como está nas seguintes imagens vai servir lindamente e provávelmente muitos de vocés já tem uma coisa dessas em casa. Se não têm, não preocupem, não são nada caras. Essa de dois andares custa menos de €16.00 na Amazon (ver aqui) e o outro custa na volta de €11.00 no mesmo site (ver aqui).

 


 



Como pode ver, não é uma peça complicada e com o modelo de um andar pode cozer um mix de 6 ovos em 3 cozeduras. Com o de 2 andar vai poder fazer em 2.

Agora o tempo de cozer. Sim, levam mais tempo do que as boilies e logo no inicio as pessoas pensam que sendo assim vai ser mais demorado a fazer em geral. Não é bem assim porque em lugar de cozer uma duzia ou duas cada vez em agua, como já disse, pode cozer todas em 2 ou 3 lotes.

Para bolas de 14 a 16mm, 10 a 12 minutos a vapor serve.

Para bolas de 18 a 20mm, 15 a 20 minutos.

Para bolas de 22 a 24mm, 20 a 25 minutos.

Há duas coisas muito importantes para lembrar:

1. Nunca deixar o nivel de agua tocar nos boilies, ao mesmo tempo cuidado para não deixar a agua evaporar por completo.

2. Quando estão a cozer, não cair na tentação de dar uma 'espreitadela'! Cada vez que levantas a tampa do tacho perdes todo a vapor e assim tem de acrescentar mais 5 minutos ao tempo de cozedura.

O resto do processo é tal qual como agente fazemos boilies cozidos em agua. Depois de cozer a vapor ponha-as em cima de uma toalha e sapare-as para arrefecer. Depois faça como normalmente.

Espero que isso dê uma ajudinha.

Abraços,
Phil Rosa-Leeke

Last Updated on Wednesday, 09 June 2010 14:45
 
 
JOOMLA TEMPLATES Joomla Templates By JoomlaBear